PRODUTOS E SERVIÇOS Sector Energia

 
Os nossos Sistemas Solares Térmicos, são modulares e adaptáveis às mais variadas situações e diferentes necessidades de Energia Térmica. 

As aplicações vão desde um simples sistema de Aquecimento de Água Sanitária (AQS) residencial a um complexo sistema de AQS com apoio a aquecimento central e piscina de uma unidade hoteleira. Os sistemas de circulação forçada possibilitam, também, instalações centralizadas de habitação multifamiliar, aquecimento de piscinas municipais e diversas aplicações industriais. Os nossos sistemas Solares Térmicos são fáceis de integrar com sistemas de aquecimento existentes, sendo compatíveis com qualquer tipo de caldeira, a gás, gasóleo, pellets, etc., permitindo grandes poupanças e uma diminuição na dependência das subidas dos preços do petróleo e do gás natural.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
O Principio básico dos nossos sistemas de energia solar consiste na transferência de calor através de um fluido anticongelante, que é aquecido até altas temperaturas, nos painéis solares e que circula em circuito fechado, através de uma pequena bomba recirculadora entre estes e o termoacumulador e/ou permutador de placas transferindo, desta forma, a energia térmica para os mais variados tipos de aplicações.

VANTAGENS
  • Redução de custos energéticos
  • Sistemas amigos do ambiente
  • Não emite CO2 para a atmosfera
  • Rápida amortização do investimento
  • Longa duração dos equipamentos
  • Não depende de combustíveis fósseis ou nucleares
  • Fonte inesgotável de energia


PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS:

COLECTOR SOLAR MULTICALOR 2.7 S
Os Colectores Solares Térmicos Multicalor 2.7 S são fabricados na Alemanha numa avançada linha de produção e recorrem a componentes de elevada qualidade, garantindo uma excelente eficiência e durabilidade. Colectores Térmicos com caixilharia e fundo totalmente em alumínio, área de captação de 2,52 m2 e rendimento superior a 80%.

Os Colectores Solares Multicalor 2.7 S permitem instalações sobre-telhado, em cobertura plana ou fachada, em harmonia com a arquitectura existente podendo ser instalados na vertical ou horizontal.

-> Download





TERMOACUMULADORES
A Metalink dispõe de Termoacumuladores cilíndricos em diversos tamanhos e para diferentes funções adequando-se aos mais distintos tipos de funcionamento e aproveitamento solar. Os Termoacumuladores podem utilizar o princípio de “água quente instantânea”, ou a tecnologia de “banho-maria”.

Os Termoacumuladores podem ser utilizados apenas para aquecimento de águas sanitárias, ou então, no caso de Termoacumuladores Combinados, além do aquecimento de águas sanitárias, servem também para apoio ao aquecimento central.

Os Termoacumuladores vêm equipados com um sistema de estratificação para que não haja mistura entre águas frias e águas quentes, permitindo deste modo uma melhor eficiência e utilização da energia solar.

TERMOACUMULADOR AQS
Termoacumuladores para aquecimento de águas sanitárias de 150 a 2000 litros com duas serpentinas permutadoras de calor, uma para ligação ao circuito solar e outra para ligação ao apoio (caldeira a gás, gasóleo, etc). Excelente resistência à corrosão, sendo duplamente esmaltados e equipados com ânodos sacrificiais.

TERMOACUMULADOR COMBINADO 
Termoacumuladores para aquecimento de águas sanitárias e apoio ao aquecimento central, utilizando a tecnologia tanque-em-tanque. Excelente resistência à corrosão, sendo duplamente esmaltados e equipados com ânodos de sacrifício. Volumes de 600/150 AQS a 2000/390 AQS (Litros).

TERMOACUMULADOR INSTANTÂNEO
Termoacumuladores para “água quente instantânea” e apoio ao aquecimento central. Serpentina em aço inoxidável, para uma óptima qualidade da água. Volumes a partir de 300 Litros.



UNIDADES DE CONTROLO / ESTAÇÕES SOLARES
UNIDADES DE CONTROLO

A unidade de controlo electrónico, comanda automaticamente a operação de todo o sistema solar. As unidades de controlo Multicalor permitem comandar desde simples sistemas de aquecimento de águas sanitárias a sistemas mais complexos que incluam aquecimento central e de piscinas. Todos os controladores têm integrado um calculador da quantidade de calor e rendimentos solares e um “display” de temperaturas.

ESTAÇÃO SOLAR
A estação de bombagem solar, controla o fluxo do líquido solar entre os painéis e o termoacumulador, ou outros consumidores (ex. permutador de placas piscina). Conjuntamente com os painéis, todo o sistema solar pode ser cheio de liquido anticongelante e purgado numa única operação, através da estação solar, criando desta forma um circuito fechado.